top of page
  • Foto do escritorHermínia

As memórias da minha escola!

Sabe mais sobre a Hermínia aqui e vê todas as suas outras publicações!

 

Há uns anos atrás, fui visitar a minha escola primária. Onde andei da 1ª até à 4ª classe. Na minha aldeia, para poderem ter aulas, vinham crianças de outras freguesias, com frio, com neve, ou com calor e às vezes descalços e com fome. Estávamos nos anos 50. Havia muita pobreza.


[Os meus livros da primária]




A minha irmã mais velha às vezes levava-me com ela para a escola, ainda eu não tinha idade para a frequentar, mas como eu era bem comportada e muito risonha, as pessoas gostavam de me ter por perto. Quer dizer eu lembro-me ter ido com a mana só umas duas vezes, porque na escola nas aulas não se brincava.

Como o meu pai era uma pessoa muito respeitada por toda a aldeia, a professora "apaparicava” um pouco para o meu pai a ver com bons olhos. Ela era muito severa. Os meus irmãos mais velhos que andavam lá, contavam em casa.






E eu quando entrei a sério para a escola tinha 6 anos e pude perceber logo que ela era realmente muito exigente e como dava aulas às 4 classes a coisa não era fácil. Era a professora dona Fernanda, com 20 e poucos anos ainda. Mas a verdade é que ela nos punha todos a saber bem as lições. Quando estava perto de nos levar a exame, ela levava-nos a casa dela, (que era noutra freguesia) para nos dar explicações e assim fazíamos exames muito bons e ela sentia-se orgulhosa dos alunos dela saírem sempre bem. Não havia chumbos como acontecia com outros colegas dela.


Mas eu nunca gostei muito de andar na escola. Como ela batia muito nos outros alunos, eu sentia-me mal. Às vezes mandava-me ir a casa dos meus avós, que moravam mais perto da escola do que os meus pais, e ia lá beber um chá. Quando eu fiz a 4ª classe ela deixou de dar aulas lá e casou por procuração. Nunca mais a vi.


Ela não me batia muito, mas um belo dia, eu estava no quadro a fazer um exercício e enganei-me! Ela deu-me um estaladão (estava com os azeites!). Eu caí e bati com a testa na esquina do estrado, claro fiquei com um galo de todo o tamanho. Ela não sabia o que havia de fazer!!!... Porque ela tinha muito "medo" do meu pai, porque ele era uma pessoa com muito poder na aldeia. Era uma espécie de regedor. Era o que tinha mais influências com tudo e todos. E podia fazer queixa dela.


O meu pai, quando me viu assim, mandou recado para a professora ao final das aulas ir lá ter a casa do meu pai. E ela foi, o que ele lhe disse deve ter sido bem chato porque ela ficou danada. E como estava perto da altura em que ela fazia a escolha de quem levava para fazer exame, para se "vingar", não me escolheu, pensando que o meu pai se chateava, mas ele disse:

- Se ela ficar para repetir mais 1 ano só lhe vai fazer bem.


E assim andei lá mais um ano e ela arrependeu-se, porque quando precisava de algum arranjo lá na escola, o meu pai já não fazia. Quem tratasse mal os filhos dele, ai,ai !!!...

 

Sabe mais sobre a Hermínia aqui e vê todas as suas outras publicações!

51 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page